Você está convidado a participar do projeto, deixe seu recado, nome e e-mail na página Entre em Contato clicando no menu à esquerda.

Por gentiliza, não delete, nem altere o que já está escrito nesta página.


Prof. Gládis Leal dos Santos
gladislsantos@gmail.com
http://gladislsantos.googlepages.com





lugar.jpg





O lugar onde moro é assim - escrita colaborativa na Internet



Justificativa: Vivemos uma época em que os avanços tecnológicos e o acesso à informação são muito rápidos. Os jovens de hoje estão cada vez mais atualizados, informados e interessados nos avanços das tecnologias. A escola não pode ficar à margem dessa realidade, repetindo modelos tradicionais de transmissão de conhecimento. É necessário que o professor seja o mediador no processo de construção de conhecimento, instigando a pesquisa e a troca de idéias entre professor-aluno e aluno-aluno. Nesse contexto, a Internet é uma excelente ferramenta que pode tornar o processo educacional mais dinâmico e eficaz, possibilitando ao aluno traçar seu próprio caminho de aprendizagem através da interação com outros estudantes separados geograficamente.

Público alvo: Alunos e professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil e de países de língua portuguesa.

Objetivos: Geral:
  • Promover o intercâmbio entre professores e alunos de diferentes localidades geográficas através de uma escrita colaborativa na Internet em que os alunos participantes descreverão o lugar onde moram.

Específicos:
  • Proporcionar aos alunos participantes do projeto a possibilidade de estabelecerem comunicação e socialização com os outros alunos de diferentes escolas.
  • Oportunizar a utilização de ferramentas de colaboração on line para compartilhar idéias na busca de novos conhecimentos.
  • Incentivar a troca de experiências entre professores, entre alunos e entre professores e alunos.
  • Desenvolver o diálogo, o respeito mútuo e a compreensão entre diferentes culturas.
  • Motivar professores a incorporar as novas tecnologias ao trabalho na sala de aula.

Metodologia:

  • Criação da página web onde professores a alunos farão a escrita colaborativa usando o editor de textos on line Writely.
  • Endereço da página:

http://www.writely.com/View.aspx?docid=bdcxstcd6m9qx

  • Divulgação do projeto em comunidades virtuais e listas de discussão convidando os professores a participarem do projeto.
  • Envio de e-mails convite aos professores participantes com loguin e senha para que possam ter acesso ao modo de edição da página colaborativa.
  • Proposta da seqüência da escrita e tema na própria página de forma simples e clara.
  • Participação no projeto de uma turma de 4ª série da escola onde coordeno a Sala Informatizada - CAIC Prof. Mariano Costa Joinville , SC.

Recursos:
  • Computadores com acessso à Internet
  • Máquina fotográfica digital ou analógica
  • Scanner
  • Google Earth
  • Projetor Multimídia
  • Webcam
  • Impressora
  • Biblioteca


Cronograma:


  • A partir da publicação da página em março de 2006, o projeto terá início e se desenvolverá durante todo o ano sempre aberto a novas participações.
  • No final do ano, será feito o encerramento da página com mensagens de Natal entre alunos e professores e uma avaliação do trabalho.



Prof. Gládis Leal dos Santos
CAIC Prof. Mariano Costa
Joinville SC

Contato: gladislsantos@gmail.com

Home page: http://gladislsantos.googlepages.com

março de 2006.









Escolas convidadas:




Escola EB 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira
Junqueira, Vila do Conde, Portugal
Turma A 5º ano
Professora: Emília Miranda

Escola Básica Integrada
Charneca de Caparica ,Portugal
Turma 8ºC
Profesora: Tereza Pombo

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José de Alencar
Fortaleza CE
Turma: 3ª séries C e A
Professora Sinara Duarte


Escola Rio Tocantins - CAIC
Marabá PA
Turma:
Professora Ruth Cléa

Instituto Francisca de Souza Peixoto
Cataguases, MG
Turma:
Professora: Mônica
Professora: Andréa Toledo

Escola Municipal Pauline Parucker
Joinville, SC
Turma: 3ª série C
Professora: Adriana Fernandes da Silva Reinert
Professora Sala Informatizada: Cely da Cunha Gomes


Emeb Professor Pedro Augusto Gomes Cardim
São Bernardo do Campo - SP
Professora: Inês S. V. Ramos
Professoras do 2º Ano Ciclo II (Marisa, Maria Emília, Elza)




Professores,

No espaço a seguir, cada escola participante deve acrescentar seu projeto:

Para editar esta página, clique em EDIT no menu acima e, depois de acrescentar seu texto, clique em SAVE.

Prof. Gládis





EMEIF José de Alencar
Adapatação do projeto à realidade da escola pela Prof. Sinara Duarte:

Nome: O Lugar onde eu Moro (página colaborativa)
Descrição: Construção de uma página colaborativa com o intuito de promover e valorizar a diversidade sócio-cultural brasileira.

Tema:Diversidade Sócio-Cultural

Sub-tema: Cultura popular, Interação Social

objetivos: Promover o fortalecimento de nossa indentidade cultural e a interação social entre alunos de diferentes naturalidades e nacionalidades.

Justificativa; De norte a sul do Brasil, a diversidade cultural é um aspecto relevante e que marca profundamente a nossa identidade nacional. As influências de África, dos povos indígenas e dos imigrantes europeus e asiáticos [portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, sírio-libaneses, poloneses e ucranianos, coreanos, gregos, ...] fizeram do Brasil o país mais multi-cultural do mundo. E assim esse projeto pretende e está aberto à discussão e informação de manifestações culturais do Brasil: festas, danças, músicas e ritmos, histórias e lendas, comidas típicas, artesanato, folclore, sotaques e acentos lingüísticos e tradições de todas as regiões do país através da construção de uma página colaborativa.

Metodologia: Os alunos do 4o ano da manhã da EMEIF Jose de Alencar e demais escolas participantes serão serão orientados no sentido de buscar conhecer as seguintes unidades temáticas: nossa casa,nossa escola, nossa rua, nosso Bairro, nossa cidade, nosso estado, nossa cultura e produziram textos que deverão ser digitados no LIE, sendo que a participação dos alunos é livre. O professores orientam os trabalhos que serão publicados semanalmente na Internet em uma pagina colaborativa na Internet .

Recursos: máquina digital, computador com acesso a internet, webcam, lápis, caderno, mapas, atlas geográfico, quadro branco, dicionário, etc.

Publico alvo: Alunos do 4o ano matriculados na EMEIF José de Alencar e demais alunos de outras escolas localizadas em estados e/ou países que desejem participar deste projeto.




Escola Municipal Pauline Parucker – Joinville - SC



Adaptação do Projeto “O lugar onde moro é assim – escrita colaborativa na Internet”

Justificativa:
Ø Vivemos hoje em uma sociedade da informação, na qual o computador é peça importante e fundamental. A Internet deve ser vista não apenas como uma grande biblioteca para pesquisa, mas como uma forma de interação e de comunicação entre as pessoas. A Internet, notoriamente, proporciona uma Aprendizagem Cooperativa à Distância que resulta numa Escola Aberta sem barreiras, muros e fronteira.
Ø Neste contexto, uma reflexão pedagógica sobre a utilização da tecnologia, tendo como diretriz a inclusão e a capacitação para o pensamento crítico, dando controle aos alunos sobre a máquina e não gerando a dependência, é a chave para a nossa inserção na sociedade do conhecimento e informação. Nós, educadores, somos responsáveis pela preparação de crianças e jovens para a sociedade da informação, produtora de conhecimento. E, hoje sendo uma sociedade da informação, temos em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.

Público alvo:
Ø Alunos da 3ª série C, turno matutino, matriculados na E M Pauline Parucker, alunos e professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Brasil e de países de Língua Portuguesa.

Objetivos específicos:
Ø Incorporar as novas tecnologias para compartilhar idéias para a produção de novos conhecimentos;
Ø Possibilitar aos alunos participantes, através da utilização de ferramentas de colaboração on line, a comunicação e a socialização;
Ø Integrar, geograficamente, professores e alunos participantes, através da escrita colaborativa na Internet;
Ø Fortalecer o respeito mútuo; compreendendo as diferenças culturais.

Metodologia:
Ø Visita e apresentação da página de escrita colaborativa aos alunos;
Ø Participação da 3ª série C no projeto;
Ø Escrita, digitação e formatação dos textos produzidos pelos alunos de suas ruas, nosso bairro, nossa cidade e nossa cultura;
Ø Publicação dos textos na página colaborativa, sob as orientações das professoras.

Recursos:
Ø Computadores com acesso à Internet;
Ø Máquina fotográfica digital ou analógica;
Ø Scanner;
Ø Impressora;
Ø Biblioteca.

Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari

Adaptação do projeto à realidade da escola pela Pedagoga Gléce Kurzawa.
Nome: O Lugar onde eu Moro (página colaborativa)
Descrição: Construção de uma página colaborativa com o intuito de promover e valorizar a diversidade sócio-cultural.
Tema:Diversidade Sócio-Cultural
Sub-tema: Cultura popular, Interação Social.
Objetivos:
Promover, através da troca de textos e impressões escritas, o fortalecimento de nossa identidade cultural e a interação social entre alunos de diferentes naturalidades e nacionalidades.
Proporcionar, através da escrita dos textos e publicação na internet, um maior contato com as diferentes mídias;
Justificativa:
Vivemos numa realidade onde somos constantemente bombardeados pela tecnologia. Telefones celulares, computadores, internet, que antes eram tão caros e distantes da nossa realidade, tornaram-se bens de consumo essenciais à atualização e convivência social. Através da escrita colaborativa, nossos alunos terão contato com diversas culturas em diferentes realidades, onde trocaremos informações e impressões, que acrescentarão muito a nossa cultura. Conhecer novas pessoas através da internet, mostra que o mundo está realmente se expandindo, tornando-se pleno de possibilidades e curiosidades que queremos explorar.
Metodologia:
Os alunos da 4ª série da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari e demais escolas participantes serão orientados no sentido refletir, escrever e publicar sobre o tema: O Lugar onde moro. Neste contexto, exploraremos noções de localização geográfica (da escola e das escolas participantes), história e cultura de nosso município e dos municípios participantes. Os textos serão escritos nas aulas e após digitados no LI, serão incluídos no espaço
http://saladeaula.wikispaces.com/Projeto+O+Lugar+onde+Moro, para apreciação dos demais.
Recursos:
  • máquina digital
  • computador com acesso a internet
  • webcam
  • mapas
  • atlas geográfico
  • quadro branco
  • dicionário
    • Publico alvo: Alunos da 4ª série da E.E. de Ed. Básica Tito Ferrari e alunos de outras escolas localizadas em estados e/ou países que desejem participar deste projeto.



Escola Estadual André Luiz da Silva Reis – Cuiabá/MT
Professora: Elisabete Fátima Silva Costa
Adaptação do Projeto “O lugar onde moro”–escrita colaborativa na internet

Justificativa:
As novas tecnologias propõem-nos mudanças nos modos de ensino e de construção de saberes, ou seja, repensar a nossa prática pedagógica para tornar a aprendizagem mais lúdica, concreta e significativa.
Nesse contexto e diante das possibilidades em enriquecer o meu fazer pedagógico, propus um trabalho diferenciado com os alunos da 4ª série A, com intuito de que os alunos, através da escrita colaborativa na internet, possam entrar em contato com crianças de outras regiões ou nacionalidade, conhecer suas origens, cultura, cidades, bairros e trocar informações.
Desse modo, desenvolver o lado curioso, crítico, criativo e compreensão entre as diferentes culturas.


Público Alvo:
Alunos da 4ª série A, da Escola Estadual do P. S. Graus André Luiz da Silva Reis e demais alunos e professores de escola públicas e particulares do Brasil ou paises de Língua Portuguesa.
Objetivo Geral:
Propiciar condições e inclusão sócio-cultural e digital dos alunos, na era da tecnologia, através do intercâmbio na escrita colaborativa na internet, entre os alunos de diferentes localidades regionais.
Objetivos Específicos:
& Incorporar as novas tecnologias nas aulas para desenvolver o respeito mútuo, a solidariedade, o espírito crítico, o diálogo e compreensão entre as diferentes culturas;
& Possibilitar aos alunos, através desses recursos, a comunicação e socialização;
& Incentivar a troca de experiência entre os alunos, através da escrita colaborativa;
& Estimular a produção e reescrita de textos.

Metodologia:
Os alunos da 4ª série A, da Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, de Cuiabá/MT, inicialmente, serão informados e orientados a refletir sobre o tema: O lugar onde moro. Depois, faremos uma visita ao laboratório de informática para apresentação da página escrita colaborativa dos textos dos alunos de outras localidades.
Após, daremos início a uma pesquisa mais aprofundada sobre nossa cidade e produzir um texto sobre tudo que considera importante escrever, Digitar o texto, fazendo as correções necessárias, sob a orientação da professora, e enviar para ser publicado na página colaborativa na internet.

Recursos:
& Máquina fotográfica;
& Filme fotográfico;
& Scanner;
& Computador/ Internet;
& Lápis, caderno.
& Livros, revistas, textos, etc.

Cronograma:**

||
Dia/mês Atividades Responsável local Período
||
||
27 a 29/10 Projeto Profª Elisabete Residência Vesp/Not.
||
||
30/10 Aprese.proposta a gestão Professora Escola: secretaria Vespertino
||
||
31/10 Aula expositiva e dialogada Profª X Alunos Sala de aula Vespertino
||
||
01/11 Entrevistar antigos moradores Alunos Livre Livre
||
||
13/11Org.dos dados coletados: entrevista Profª X Alunos Sala de aula Vespertino
||
||
14/11Apres.textos na internet: alunos Profª X Alunos Sala.de informática Vespertino
||
||
16/11 Digitação dos textos Alunos X Professor Sala de informática Vespertino
||
||
17/11Criar e-mail e login para o grupo Profª X Alunos Sala de informática Vespertino
||
||
17/11 Organização dos textos Profª X Alunos Sala de informática Vespertino
||
||
20/11Inserir textos, fotos e enviar Aluno e professora Sala de informática Vespertino
||
||
24/11 Verificação das
28/11 mensagens enviadas Alunos e professora Sala de informática Vespertino
03/12 e recebidas
05/12
||
CUIABÁ/MT, 29 de outubro de 2006